A Flor De Lis

A Flor-de-lis é o símbolo do movimento escoteiro, as três pétalas representando os três pilares da promessa escoteira, dever para com Deus e Pátria, dever para com os outros, dever para consigo próprio e o apontar para o Norte em mapas e bússolas, mostra para onde o jovem deve ir, sempre para cima.

A simbologia da flor-de-lis é toda ela baseada em valores como fraternidade, dever para com o próximo e união. A propósito, as pétalas que a compõem representam os três dedos da saudação escoteira, que lembram os deveres do Escoteiro para com Deus, para com os outros e para consigo mesmo. Ilustrando o distintivo de maior graduação no escotismo – Escoteiro da Pátria, a flor-de-lis representa o ideal de vida de todo Escoteiro e resume, em sua imagem, os valores de excelência na vida profissional, no relacionamento com as pessoas, enfim, em todas as atitudes que refletem seu caráter íntegro e humanitário.
Mas a flor-de-lis representa também o esforço de FAZER O MELHOR POSSÍVEL, o compromisso de ESTAR SEMPRE ALERTA e a alegria de SERVIR; esses três lemas conjugam os ideais do escotismo mundial em suas diversas etapas.

 

Flor de Lis

1. A Flor de Lis significa a pureza e candura da nossa alma de crianças.
2. A nervura da pétala central indica-nos o caminho do sol, a fonte da vida, como sendo a estrada que todos temos de percorrer.
3. As três pétalas representam os três artigos da promessa escoteira.
4. O anel significa a fraternidade escoteira mundial.
5. As estrelas representam o nosso Cruzeiro do Sul.
6. As três pétalas inferiores significam as virtudes escoteiras.
7. O Sempre Alerta é o lema escoteiro.
8. O nó representa a obrigação para o escoteiro da prática diária de uma boa ação.

 

Bureal

Deixe uma resposta