A Lei escoteira é um código de conduta, assumido ao se realizar a Promessa escoteira, onde se retêm as principais características do movimento escoteiro, a honra, a palavra, dignidade, lealdade, prestabilidade, amizade, cortesia, respeito e protecção da natureza, responsabilidade e disciplina, ânimo, bom-senso e respeito pela propriedade, integridade.

Lei do Lobinho:lobinho

 

 

  1. O Lobinho ouve sempre os Velhos mestres/lobos.
  2. O Lobinho pensa primeiro nos outros.
  3. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
  4. O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
  5. O Lobinho sempre diz a verdade .
Lei Escoteira
  1. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
  2. O Escoteiro é leal.
  3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
  4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
  5. O Escoteiro é cortês.
  6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
  7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
  8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
  9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
  10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

EXISTE VÁRIAS FORMAS PARA MEMORIZAR A LEI ESCOTEIRA

USANDO UM ACRÓSTICO

No caso da Lei Escoteira a palavra é PLAAC BOAEL, vejamos porque;

P de Palavra B de Bom
L de Leal O de Obediente
A de Alerta A de Alegre
A de Amigo E de Econômico
C de Cortês L de Limpo

USANDO AS MÃOS

memorizando a Lei Escoteira

Entenda o que representa cada lei escoteira

1- O Escoteiro tem uma só palavra sua honra vale mais que sua própria vida.

Isto é uma das coisas mais importantes no escotismo. Significa que todos podem confiar num escoteiro. Nós todos nos orgulhamos deste conceito universal , e deste credito publico que conseguirmos por nossa honradez, honestidade e firmeza. Nossa palavra é sagrada , só dizemos a verdade e todos sabem que procuramos fazer o que dizemos, com o melhor de nossas possibilidades. Lembre-se de que , se Você não for verdadeiro ou disse uma mentira, estará não somente faltando a promessa escoteira, como também, prejudicando o elevado conceito no escotismo, na opinião pública.

2- O Escoteiro é Leal.

Isto significa que você sincero correto e fiel para seus amigos,seus pais , seus chefes, seus professores ou patrões e sua Pátria, bem como, para com todos aqueles que dependerem de você.

3- O Escoteiro esta sempre Alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação.

O instinto natural de conservação faz sempre a gente pensar ,primeiro em si próprio. Por isso você tem de praticar em pensar nos outros e ajudá-los, sem que isso seja solicitado. A melhor maneira de faze-lo é realizando, diariamente uma B.A. . Ela não precisa ser muito grande, mas deve ser alguma coisa feita com algum sacrifício de seu próprio prazer, conforto ou mesmo segurança.
É evidente que há inúmeras B.A. que podem ser praticadas sem nenhum risco ou perigo, mas contamos em nossas folhas de serviços, milhões de salvamentos e de colaboração em incêndios, naufrágios, catástrofes e calamidades publicas. Felizmente, estas coisas não acontecem muito comumente, mas devemos estar sempre preparados, espiritual e materialmente para agir em caso de acidente. Não se esqueça que Você pode fazer, em casa pequenas coisas e serviços que lhe darão pratica, habilidade e capacidade para saber agir em casos de maior responsabilidade. Lembre-se que esse é o nosso DEVER e que um Escoteiro nunca recebe uma gratificação, gorjeta ou recompensa, por ter cumprido seu dever!

4- O Escoteiro é amigo de todos e irmãos dos demais Escoteiros.

A medida que você for crescendo terá mais oportunidades de conhecer outros Escoteiros. Talvez você possa participar de um JAMBOREE e ai, encontrará Escoteiros de outros paises. Eles falam outras línguas, pertencem a outras raças, classes e religiões, bem diferentes das nossas; mas todos são também Escoteiros e membros de nossa Grade Fraternidade Escoteiros. Se seu Grupo não mantem correspondência com um Grupo de um outro país , converse a esse respeito com seu Chefe. E muito interessante.

5- O Escoteiro é Cortês.

A esse respeito, nossa Fundador escreveu: - "Isto quer dizer: Ele é polido e delicado para com todos mas, especialmente, gentil e prestativo para com as senhoras, as crianças, as pessoas de idade e os inválidos".

6- O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

Não é difícil a gente se sentir amigo das criaturas de Deus; o difícil é por este sentimento de amizade, em ação. Coopere, não danificando plantas e arvores, sem necessidade, ajudando nas campanhas de replantio, reflorestamento e evitando crueldades e sofrimentos aos animais. Ajude a Sociedade Protetora dos Animais e outras organizações congêneres. Não se esqueça de que as aves e passarinhos devem ser considerados por nós sob a proteção desta lei. Um Escoteiro só mata um animal, se ele for daninho, ou então por necessidade de alimento.

7- O escoteiro é obediente e disciplinado.

Ele obedece as ordens de seus pais, de seu Monitor e de seus Chefes, sem discutir. Ao receber uma ordem, ele a cumpre imediatamente sem vacilações. Esta é a disciplina escoteira. Isto nem sempre é fácil, mas tem de ser assim, pois sem estas regras, nós tornamos rapidamente num bando confuso. Imagine você uma atividade ou reunião de um Grupo em que as ordens não fossem obedecidas. Quando você se tornar mais tarde um Monitor, há de querer que seus Escoteiros lhe obedeçam e, portanto tem de aprender a mandar, "obedecendo". Faça agora o que espera deles.

8- O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

Tenha bom humor! Se está a ponto de perder a paciência ou sofrendo alguma dor, experimente assobiar, isto distrai a atenção e alivia! Um sorriso amavel provoca simpatia e proporciona mais felicidade aos outros do que uma cara triste e amarrada. Nosso Fundador disse que "o Sorriso Escoteiro é a parte mais importante do uniforme".

9- O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

Economia não quer dizer simplesmente juntar dinheiro, mas evitar desperdícios, tanto de dinheiro como, também e de outras coisas: roupa, comida, calçados etc. Inclui, também, a propriedade alheia (que é sagrada), e os bens comuns como sejam o equipamento da Patrulha, o da Tropa, o Barco, a Séde, rtc.

10-O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Adquira o Hábito de ordem, limpeza e asseio em tudo que fizer. Cuide de suas roupas de seu uniforme, e de sua cama. Lembre-se que um verdadeiro Escoteiro deve ter pensamentos tão limpos quanto devem ser suas próprias unhas, e que também não deve usar linguagem suja. Se vierem maus pensamentos a sua cabeça, procure pensar em outras cousas: nas próximas provas que pretende realizar, na competição entre Patrulhas, etc.

Os comentários estão encerrados.